Câmara de Vereadores investe em tecnologia para as sessões semanais

Transmissão ao vivo, telas no plenário e votação eletrônica são as novidades

444
Foto: Mariú M.D. / OA

A transmissão ao vivo da sessão da Câmara de Vereadores ocorrida esta semana deve se tornar rotina no legislativo alvoradense. A terça-feira (23) inaugurou a iniciativa da mesa diretora, que tem à frente o presidente Cristiano Schumacher (PTB), com transmissão ao vivo da TV Câmera pelas redes sociais (Facebook, Instagran e Youtube). A sessão desta semana contou com três participações virtuais, de vereadores que optaram pelo distanciamento social. Assim, a presença foi maciça nesta primeira sessão realizada na Câmara de Vereadores em 2021.

Em processo de instalação, o plenário recebe três telas para que os vereadores, e também o público, possam acompanhar as votações que passarão a ser feitas de forma digital, outra novidade. De forma digital também será a confirmação da presença, a partir de digital ou senha.

“Estamos evoluindo para a dispensa do papel”, afirmou o presidente Schumacher, acrescentando que esta também será uma forma de preservar os vereadores de futuros equívocos referentes às votações. “Hoje a ata é feita por uma funcionária a partir da gravação da sessão, e nem sempre é possível confirmar os votos, que muitas vezes não são nominais”, explicou o vereador.