Até o momento 1,8 milhão de pessoas já se vacinaram no Estado | Foto: Gustavo Gargioni / Palácio Piratini / OA
Até o momento 1,8 milhão de pessoas já se vacinaram no Estado | Foto: Gustavo Gargioni / Palácio Piratini / OA

A campanha de vacinação contra gripe no Estado, que terminaria nesta sexta (09), foi prorrogada por mais duas semanas. Ela será estendida até o dia 23.

Até a data, a expectativa da Secretaria Estadual da Saúde (SES) é alcançar ao menos 80% de cobertura nos grupos prioritários. Já são mais de 1,8 milhão de pessoas vacinadas no Rio Grande do Sul, com uma cobertura de 56%, a terceira maior no país.

Até o final da campanha, a orientação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde aos municípios é que sigam disponibilizando as doses em todas Unidades Básicas de Saúde.

Os grupos a quem a vacina é recomendada seguem os mesmos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e mães de recém nascidos com até 45 dias, pessoas com 60 anos ou mais e doentes crônicos (cardíacos, diabéticos, obesos, pessoas com problemas respiratórios ou outra doença crônica com risco de complicação por influenza).

Também recebem a dose os indígenas que vivem em aldeias; os profissionais de saúde, que se vacinam nos próprios locais de trabalho e a população privada de liberdade, devido aos altos índices de doenças respiratórias.

Fonte: O Alvoradense