Adolescentes receberão primeira dose da vacina a partir desta segunda-feira nas escolas | Foto: AgBr / OA
Adolescentes receberão primeira dose da vacina a partir desta segunda-feira nas escolas | Foto: AgBr / OA

A campanha de vacinação contra o HPV no Rio Grande do Sul começa nesta segunda-feira (10) em todas as escolas públicas e privadas do Estado. O lançamento oficial será realizado na na Escola Estadual de Ensino Fundamental Mané Garrincha, em Porto Alegre.

Esta é a primeira primeira vez que o Sistema Único de Saúde disponibiliza gratuitamente a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo de útero.

No período de 10 de março a 10 de abril, devem ser vacinadas meninas entre os 11 e 13 anos, que no Rio Grande do Sul representam cerca de 258 mil jovens. A meta da Secretaria de Saúde é imunizar 80% desta população, ou seja, 206 mil meninas.

O esquema vacinal contra o vírus é composto de três doses, sendo que a segunda dose deverá ser aplicada em setembro nas Unidades de Saúde e a última, cinco anos após a primeira dose.

O HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer de colo de útero. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, sendo a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. No Estado, segundo os dados de 2012, ocorreram 305 óbitos por este tipo de câncer.

Fonte: O Alvoradense