O forte temporal que atingiu o município na sexta-feira (29) causou danos e transtornos também no Cemitério Municipal São José Operário, localizado na rua Oscar Schick, bairro Formoza.
Túmulos e gavetas foram danificados pelo desabamento de uma galeria, que teve a estrutura atingida. Assim, o local está fechado para visitação desde o domingo (31), devendo reabrir na terça-feira (02), após os trabalhos das equipes de manutenção.
Contudo, os relatos de problemas são anteriores e vão além deste incidente. Entre as reclamações está a falta de conservação do local, que acumula focos de mosquito, grama alta… Desde 2020, período da pandemia de Covid-19, os velórios nas capelas se limitam ao período diurno, o que não foi retomado até agora.
Neste domingo, ainda que os trabalhos fossem no interior do cemitério, as capelas não foram abertas, o que causou transtornos, pois haviam dois velórios marcados. Conforme relatos, somente duas pessoas de cada família puderam acessar o local para acompanhar os sepultamentos.
Nota oficial
Em publicação nas redes sociais, ainda no domingo, a Prefetura de Alvorada divulgou nota sobre o assunto. Confira:
“A Prefeitura Municipal de Alvorada informa, através de nota oficial, que o Cemitério Municipal, localizado na rua Oscar Schick, 1278, bairro Formoza, permanecerá fechado até a próxima terça-feira, devido ao desmoronamento da quadra E, relacionado as fortes chuvas da última sexta-feira. Equipes já trabalham no local para restabelecer o atendimento o mais breve possível. Lembramos ainda, que os sepultamentos seguem sendo realizados.”