Ilustração: Divulgação / OA

Administrado pelo Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS), desde janeiro deste ano, Centro da Juventude de Alvorada tem 182 vagas abertas para atender jovens dispostos a participar de cursos gratuitos de qualificação profissional nas áreas Administrativa, Tecnologia, Vendas, Embelezamento, Empreendedorismo e Artesanato, além de prestar orientação e preparação para o mercado de trabalho.

Os serviços do Centro contemplam, ainda, atividades de lazer, como aulas de dança, teatro e atividades físicas, e atendimento sócio afirmativo, sem custo, por psicólogos e assistentes sociais. O público-alvo são jovens entre 15 e 24 anos com qualquer nível de escolaridade que morem em Alvorada.

Aulas remotas

Em razão da pandemia, os atendimentos e os cursos estão sendo realizados de forma remota. Com seus celulares, os 268 alvoradenses inscritos participam das dinâmicas de grupo, assistem as aulas e são orientados sobre inserção no mercado de trabalho.

Alguns já foram encaminhados, sendo contratados por empresas da região. Quase 60 se tornaram Jovens Multiplicadores, recebendo bolsa-auxílio para atuarem em suas comunidades e incentivar mais pessoas a participarem das atividades do Centro.

“Neste momento delicado da economia, o trabalho é ainda mais importante para ajudar os jovens a se afastarem da criminalidade e se aproximarem do mercado formal. Nosso interesse é que essas vagas sejam preenchidas o mais breve possível, para que toda comunidade de Alvorada seja beneficiada”, explica Rosane Gil, coordenadora do Centro da Juventude na cidade. Rosane explica que a falta de acesso à tecnologia ainda é uma barreira para muitos jovens em situação de vulnerabilidade aderir ao programa.

Centros da Juventude

Os Centros da Juventude são parte do POD (Programa de Oportunidades e Direitos), uma parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O objetivo da ação é atender jovens que vivem em áreas de grande vulnerabilidade e altos índices de criminalidade.

Os interessados em conhecer os serviços do Centro da Juventude de Alvorada podem fazer contato pelo e-mail: cjalvorada@cieers.org.br, o Instagram cj.alvorada2021, WhatsApp (51) 984.001.412 ou fazer cadastro no site gg.gg/vemprocjalvorada

- PUBLICIDADE -