Chega ao público alvoradense o projeto “A Visita da Fantasia”

Apresentações acontecem virtualmente até esta sexta-feira

182
Foto: Caio Proença / Divulgação / OA

Já são nove as instituições alvoradenses agendadas para as apresentações da lenda gaúcha mais conhecida encenada para infância e juventude pela Rococó Produções Artísticas e Culturais: entre as histórias contadas, está a do Negrinho do Pastoreio.

O projeto multidisciplinar com diversas ações artísticas engloba Era Uma Vez: Contos, Lendas e Cantigas, um espetáculo com duração de 50 minutos, com dramaturgia inédita, que revisita as Lendas de Nossa Senhora Aparecida e do Negrinho do Pastoreio, abrindo espaços onde, de forma atraente e delicada, pode-se trabalhar a transversalidade dos elementos das Culturas Afrodescendente e Gaúcha, além de uma reflexão sobre o bullying e as diferenças, trabalho infantil e os aspectos que auxiliam na formação da identidade.

Quem assiste poderá ouvir cantigas extraídas do Cancioneiro Popular Gaúcho e também algumas especialmente compostas, executadas ao vivo acompanhadas por violão e percussão. Há recursos cênicos simples e poucos objetos, abrindo espaço para que o espectador imagine, envolvendo-se, criando imagens e estimulando lúdico em uma atmosfera de interação.

Para os membros da Rococó, contar a Lenda do Negrinho do Pastoreio é voltar a própria infância, valorizando as raízes e buscando, a partir da criança interior a conexão com as crianças de hoje e com aquelas que habitam os jovens e adultos.

Alvoradense

O projeto aprovado pelo edital FAC Movimento está realizando 14 sessões virtuais do espetáculo “Era Uma Vez: Contos, Lendas e Cantigas” seguidas de bate-papo, e outras intervenções culturais como Oficinas de Teatro, Produção Cultural e Dança/Musicalização.

O alvoradenses Henrique Gonçalves relata: “Como artista eu só tenho a agradecer, valorizar e enaltecer iniciativas como Fundo de apoio a Cultura FAC-RS, pois o mesmo estimula o desenvolvimento da Cultura, eleva a autoestima da população, inclui a comunidade integrando e descentralizando ações, inova e profissionaliza ainda mais os envolvidos, amplia receitas gerando desenvolvimento e também explora a potencialidade e conexão da arte com outros setores da economia. O Projeto A Visita da Fantasia teve a honra de ter sido contemplado no edital por tamanho sucesso de suas ações sendo selecionado para circulação estadual num dos principais editais do RS – o FAC Movimento”.

Conheça a Rococó

A arte e a cultura gaúcha foram as portas de acesso para o trabalho que os artistas da Rococó Produções Artísticas e Culturais realizam ao longo de anos. As primeiras experiências e contatos com o lúdico universo das artes, foram realizadas em palcos de Centros de Tradições Gaúchas, apresentando-se em grupos de danças, cantando, sapateando, declamando versos autenticamente gaúchos, ouvindo e contando histórias, causos e lendas.  Essa é a base de identificação entre os artistas do grupo e um dos fios condutores da pesquisa que realizam juntos.

O projeto “A Visita da Fantasia” nasce do desejo de difundir o espetáculo “Era Uma Vez: Contos, Lendas e Cantigas”, sucesso de público e crítica, o espetáculo já realizou mais de 400 apresentações, com estimativa de 90.000 espectadores, passando por todas as regiões do país, integrando a programação de importantes Mostras e Festivais de Teatro, recebendo 35 indicações e 23 prêmios ao longo desses cinco anos de trajetória.

Interessados podem acessar o canal no Youtube (https://youtube.com/c/rococoproducoesartisticaseculturais). As apresentações acontecem até sexta-feira (06).

Foto: Caio Proença / Divulgação / OA