Detran realizou palestra para jornalistas, educadores, representantes do comércio e organizações da sociedade civil no início do mês para preparar cidade para o programa | Foto: Jonathas Costa/OA
Detran realizou palestra para jornalistas, educadores, representantes do comércio e organizações da sociedade civil no início do mês para preparar cidade para o programa | Foto: Jonathas Costa/OA

A Balada Segura chega a Alvorada a partir deste sábado (24). Ao meio-dia, o Governo do Estado e o prefeitura assinam convênio para a implantar a operação. Na ocasião, também será divulgada a lista dos integrantes do Comitê Municipal Balada Segura da cidade, formado por membros da comunidade.

A primeira blitz educativa do projeto ocorre na sequência, na praça Presidente João Goulart, a 48 e, à noite, têm início as primeiras ações de fiscalização. Alvorada torna-se, assim, o 12° município a integrar a rede Balada Segura.

Além do prefeito Professor Serginho e de secretários municipais, estarão presentes o presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer, o secretário da Administração e Recursos Humanos do Estado, Alessandro Barcellos, a deputada estadual Stela Farias, representantes do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.

No dia 6, jornalistas, educadores, representantes do comércio e organizações da sociedade civil de Alvorada foram recebidos por uma equipe do Detran/RS para uma manhã de imersão no tema trânsito. O objetivo era envolver a comunidade que passará a atuar a Balada Segura. Os agentes fiscalizadores municipais tiveram treinamento, visando padronizar sua atuação com a dos demais municípios que compõem a rede da Balada.

Índice de fatalidade
A frota de Alvorada é hoje de 64.749 veículos, ou 8,5% da de Porto Alegre, que é de 761.353 veículos em circulação. No entanto, o índice de fatalidade do município é de 3,57 vítimas por 100 mil habitantes – quase a metade do da Capital, que é de 7,9 vítimas por 100 mil habitantes.

Os dados podem estar relacionados a seu índice de motorização, que é de 33 veículos automotores por 100 habitantes, enquanto que o de Porto Alegre é de 53,9. Esses números, segundo o diretor-presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer, falam da “urgência da implantação de políticas públicas para a segurança no trânsito, como é o caso da Balada Segura”.

Sobre a Balada Segura como política pública
A Balada Segura é uma parceria do Governo do Estado, por meio do Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, com as Prefeituras Municipais.

São blitze de fiscalização e educação que combatem, principalmente, a condução de veículos por motoristas alcoolizados. O álcool, segundo estimativas da ONU, está presente em quase metade dos acidentes com mortes.

A princípio focada exclusivamente no público jovem frequentador da noite, a Balada Segura é hoje um grande guarda-chuva que abrange ações de educação, comunicação e fiscalização voltadas aos mais diversos públicos, buscando a prevenção dos principais fatores de risco no trânsito.

Iniciada como projeto piloto em Porto Alegre em 04 de fevereiro de 2011, a Balada Segura já acontece em outros onze municípios. A meta do Detran/RS é contar mais 11 municípios integrados à rede da Balada Segura até o final do ano.

Fonte: O Alvoradense