Clientes da Corsan de Alvorada terão desconto de 10% na conta de água

Determinação foi imposta pela Agergs após detectar falhas na prestação do serviço

198

A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) determinou que a Corsan aplique o desconto de 10,10% nas contas de água dos moradores de Alvorada no mês de fevereiro, com data de vencimento em março.

A medida, segundo a agência, decorre do “grande número de reclamações na ouvidoria da Agergs sobre interrupção no abastecimento de água”. O maior número de queixas ocorre nos municípios de Gravataí, Cachoeirinha e Viamão, além de Alvorada.

O desconto também será aplicado aos clientes destas cidades, com porcentagens diferentes. A agência baseou o cálculo do desconto no número de horas que cada cidade permaneceu sem abastecimento no período de 24 de dezembro de 2016 a 15 de janeiro deste ano.

Sendo assim, além dos 10,10% de desconto aos clientes de Alvorada, haverá diminuição de 20,57% para os moradores de Cachoeirinha, 41,60% para Viamão e 43,03% para Gravataí.

Além do elevado número de reclamações, outro motivo que levou a agência a determinar a aplicação do desconto foi o desabastecimento de água ocasionado pela falta de energia elétrica na cidade, bem como pelos rompimentos de rede e adutoras.

A Corsan também foi obrigada a estabelecer no prazo máximo de 90 dias após a aplicação dos descontos a divulgação do montante dos valores desconsiderados nas faturas das unidades atingidas em cada município.

No dia 16 de janeiro, durante visita do vereador Juliano Marinho (PT) à Agergs, a entidade já havia sinalizado que pediria uma reunião técnica com representantes da companhia na cidade, o prefeito Appolo, membros do Ministério Público e vereadores.

Procurada, a unidade de Alvorada da companhia preferiu não se manifestar.

Fonte: O Alvoradense