Grupo de alunos do Clube das 5 participam do evento pela terceira vez / Foto: Especial / OA

Já pela terceira vez, o projeto Clube das 5 participou da Mostra Educavídeo, realizado entre os dias 25 e 27 de agosto, durante o 44º Festival de Cinema de Gramado. O convite partiu da Secretaria de Educação daquele município e é resultado do trabalho realizado na produção audiovisual escolar na rede municipal de ensino alvoradense.

Este ano a Educavídeo contou com a realização do Seminário Cinema na Escola, no sábado (27), para promover o diálogo entre os projetos de produção audiovisual escolar do Estado e tratar da implementação da Lei 13006/2014, que garante metodologias que possibilitem a inserção do cinema no currículo escolar e repensar as práticas escolares nesta área. Além de Alvorada, participaram do seminário oficineiros e palestrantes de Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, São Leopoldo e da capital do Tocantins, Palmas.

Alvorada Z
O mais recente filme do Clube das 5, o Alvorada Z, foi exibido na Mostra Educavídeo, na sexta-feira (26). Em parceria com a Smed, 41 estudantes que participam das oficinas dirigidas de linguagem e prática cinematográfica estiveram em Gramado, onde puderam assistir a produção audiovisual do Rio Grande do Sul, trocando experiências e informações com os outros participantes.

Iniciado em 2013 pelos professores André Bozzetti e Adailton Moreira, o Projeto Clube das 5 tem como objetivo popularizar a linguagem cinematográfica, utilizando a produção audiovisual como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento social e cultural dos estudantes.

Fonte: O Alvoradense