Foto: Divulgação / OA

Nesta segunda-feira (16), foi divulgado o mapa definitivo da 28ª rodada do Distanciamento Controlado no Rio Grande do Sul. A partir desta terça o Estado terá sete regiões, que correspondem a 135 municípios, em bandeira vermelha, com risco alto de contágio para a Covid-19.

A região de Porto Alegre teve pedido de reconsideração aceito e segue na bandeira vermelha, após aparecer na vermelha no mapa preliminar na última sexta-feira. Segundo o Gabinete de Crise, o que mais pesou na decisão foi a situação macrorregional e estadual como um todo e por isso a equipe técnica entende como cabível deferir o pedido para que a região se mantenha na laranja.

As regiões de Caxias do Sul, Guaíba e Passo Fundo também haviam sido classificadas de com risco alto de contágio, mas tiveram pedido de reconsideração aceito, estando assim em bandeira laranja. O Gabinete de Crise rejeitou os pedidos das regiões de Novo Hamburgo, Santo Ângelo e Santa Rosa, que permanecem na bandeira vermelha, ao lado de Capão da Canoa, Canoas, Cruz Alta e Ijuí, que não entraram com recursos.

Mudança nas regras de retorno e manutenção das aulas presenciais

Nesta 28ª rodada, o Gabinete de Crise definiu uma alteração das regras de retorno e manutenção das atividades presenciais em escolas. A partir de agora, uma semana em bandeira laranja não é suficiente para que a região não possa realizar aulas presenciais ou que tenha que parar nas escolas já abertas, para isso acontecer será necessário que a região permaneça por uma segunda semana com alto risco de contágio. E quando a região retomar a bandeira laranja ou amarela, as aulas presenciais podem ser retomadas imediatamente naquela semana.

Assim, nesta semana, apenas as regiões de Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo seguem impedidas de manter atividades presenciais nas escolas, uma vez que foram novamente classificadas como bandeira vermelha. As quatro demais regiões classificadas com alto risco de contágio podem manter as aulas desde que voltem para as classificações amarelas ou laranja na 29ª rodada.