Alunos vão entrar em campo nesta semana | Foto: Divulgação / OA

Os jogos escolares que movimentam os alunos da rede pública têm início nesta semana. A comissão organizadora, representada pelo Departamento de Educação Física da Smed, já fez o comunicado aos professores de Ed. Físca das escolas participantes em reunião. Na ocasião foi feita a homologação das escolas participantes, bem como as modalidades que serão disputadas nas diversas categorias e naipes.

Os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs), o maior campeonato escolar do estado, abrange todas as escolas públicas (municipais, estaduais e federais) e mobiliza toda a comunidade escolar em prol do desporto educacional ao longo do ano letivo.

Os jogos acontecem entre abril a novembro, em quatro fases: Municipal, CRE, Regional e Final. A competição inclui as categorias mirim (10 a 12 anos), infantil (13 e 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos), masculino e feminino. Todo o evento é disputado em sete modalidades esportivas: atletismo, xadrez, voleibol, basquetebol, handebol, futsal e futebol de campo.

Os finalistas dos Jergs poderão, ainda, representar o estado na Competição Nacional (Olimpíadas Escolares), organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro em parceria com o Ministério do Esporte e com a Rede Globo. Na competição nacional serão disputadas as seguintes modalidades: handebol, voleibol, futsal, basquetebol, xadrez, atletismo, tênis de mesa, natação, judô, GR, badminton, tae-kwon-do e ciclismo. As modalidades tênis de mesa, natação, judô, GR, badminton, tae-kwon-do e ciclismo serão organizadas no decorrer do ano letivo pelas respectivas federações. Nos anos anteriores, os Jergs contaram com a participação de 460 municípios, 2.500 escolas e aproximadamente 227 mil alunos, além de professores e toda a comunidade escolar.

Para mais informações, como a tabela de jogos e horários das partidas, acesse o blog: www.smededfisica.blog-spot.com.br.

 

Fonte: Laura Toscani / OA