Foto: Divulgação / OA

As cinco cidades gaúchas que estão aptas a ter segundo turno nas eleições municipais (possuem mais de 200 mil eleitores), irão definir seu prefeito apenas em 29 de novembro. Em Canoas, Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria nenhum dos candidatos teve mais de 50% dos votos válidos.

Em Porto Alegre e Santa Maria, os candidatos largam para o segundo turno com bastante equilíbrio. Na capital, Sebastião Melo (MDB) teve 31,01% dos votos, enquanto Manuela (PC do B) teve 29%. Já em Santa Maria, Sérgio Cecchin (PP) somou 26,49% dos votos, e seu concorrente, Pozzobom (PSDB) teve 26,89%.

Nos outro três municípios um dos candidatos sai com considerável vantagem para a disputa do segundo turno. Em Canoas, Jairo Jorge (PSD) teve 45,2% dos votos, contra 34,48% do seu concorrente, o atual prefeito da cidade Luiz Carlos Busato (PTB). Já em Caxias do Sul e Pelotas, a disputa foi muito mais acirrada para ver quem seria o segundo colocado e consequentemente disputaria o segundo turno.

Na cidade da serra, Pepe Vargas (PT) teve 34,17% dos votos, enquanto Adiló (PSDB) ficou com 15,45%, pouco mais de 2 mil votos a mais do que o terceiro colocado Edson Nespolo (PDT), que ficou com 14,49% dos votos. Lembrando que em caso de eleição do candidato do PT em Caxias, Stela Farias poderá assumir mandato na Assembleia Legislativa, por ter ficado como primeira suplente do partido.

Já no sul do Estado, Pelotas foi, dentre as cidades que podem ter segundo turno, a mais próxima de definir a eleição ainda no dia 15. Por lá, Paula Marcarenhas (PSDB), teve 49,74% dos votos, faltando cerca de 400 votos para ter sido eleita no primeiro turno. Enquanto Ivan Duarte (PT) ficou com 14,49%, pouco mais de 1000 votos acima do terceiro colocado Fetter (PP), que teve 13,63% dos votos.

Entre essas cinco cidades, Porto Alegre teve a maior taxa de abstenção, 33,08% (também foi a maior entre todas as capitais do Brasil). Já a menor foi em Caxias do Sul, 24,79%. Canoas teve 28,22%, Pelotas 26,58% e Santa Maria 28,82 % de abstenções.