Iniciam ações para utilização do prédio | Foto: CCS / Arquivo / OA

Inicia esta semana a séries de encontros que preparam a comunidade alvoradense para a utilização do CEU das Artes. Às 19 horas desta quarta-feira (23), no Salão Nobre da Prefeitura, agentes culturais, cidadãos engajados nas áreas sociais e culturais alvoradenses estão convidados a participar da primeira reunião e passar a decidir como o espaço será utilizado.

O Centro de Artes e Esportes Unificados é um programa do Ministério da Cultura que já possui 398 prédios construídos em todo o país, sendo que cerca de 100 já foram entregues e estão em funcionamento.

O de Alvorada é diferente da maioria, pois é no modelo vertical. Um prédio com vários andares que conta com terraço, biblioteca com acervo de livros novos e títulos da área da cultura, cine-teatro para 48 lugares, laboratório com computadores, salas multiuso, banheiros em todos os andares, elevador…

A proposta do CEU das Artes é de diminuir a distância existente entre as pessoas e os bens culturais, primeiro através da gratuidade, e principalmente através do grupo gestor que, obrigatoriamente é composto por 2/3 de sociedade civil organizada e pessoas físicas.

O local pode ser encarado como uma “plataforma” para receber, criar e executar projetos, produzindo mais arte e cultura na cidade, sempre com a participação e decisão da comunidade envolvida.

Fonte: O Alvoradense