Confirmado caso da variante Delta em Alvorada

Fiocruz confirma novas ocorrências no Estado, somando 15 registros da cepa

726

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) do Rio Grande do Sul recebeu na terça-feira (10), a confirmação de mais quatro casos da variante Delta do coronavírus no Estado. Os testes foram confirmados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro e tratam de pacientes residentes em Alvorada, Esteio e Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e São José dos Ausentes, na Serra.

Segunda a Secretaria Estadual da Saúde, no total já são 15 casos confirmados dessa linhagem, sendo que todos os pacientes estão curados.

Outras 49 amostras ainda aguardam comprovação da Fiocruz, incluindo outra de Alvorada. Contudo, o CEVS já realizou o sequenciamento genético parcial, indicando que são casos da Delta.

O especialista em saúde do CEVS, Richard Steiner Salvato, afirma que a disseminação da delta no RS é rápida, mas ainda menor do que em outros países.Especialistas afirmam que a variante Delta é mais transmissível. Todavia, não há comprovação se a cepa é mais grave do que as demais.

Casos de delta no RS

Confirmados: Alvorada, Gramado, Esteio, Canoas, Sapucaia do Sul, Santana do Livramento, Nova Bassano e São José dos Ausentes.

Aguardando confirmação: Alvorada, Bom Retiro do Sul, Cachoeirinha, Canela, Canoas, Capão Da Canoa, Caxias do Sul, Esteio, Gramado, Guaíba, Montenegro, Novo Hamburgo, Paraí, Passo Fundo, Porto Alegre, Santo Ângelo, São Leopoldo, Sapucaia Do Sul, Triunfo e Viamão.

Fonte: Governo do Estado RS