Confirmados casos da variante delta no RS

Ministério da Saúde diagnosticou três pacientes e investiga outros quatro, sendo um de Alvorada

299
Imagem: @Handout. / OA

O Ministério da Saúde confirmou o terceiro caso da variante delta do coronavírus no Estado. O anúncio aconteceu na quinta-feira (22), sendo que na véspera a Secretaria Municipal da Saúde havia recebido notificação de um possível caso em Alvorada, que está sendo investigado pela Vigilância Sanitária do município. As amostras devem ser enviadas para análise da Fundação Oswaldo Crus (Fiocruz), pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), na segunda-feira (26), acompanhando de casos suspeitos de Esteio, Passo Fundo e São José dos Ausentes.

Até agora os identificados foram dois moradores de Gramado, sem histórico de viagem para outro país ou Estado, e um morador de Nova Bassano, na região de Caxias do Sul, que começou a apresentar sintomas em viagem ao Rio de Janeiro, em 24 de junho.

O paciente e familiares permaneceram em isolamento domiciliar e já foram liberados. Nenhum dos contactantes apresentou sintomas.

Variante delta

A linhagem delta (B.1.617.2) teve seu primeiro registro na Índia. A característica mais marcante desta variação, já comprovada cientificamente, é o maior grau de transmissão. Essa variante apresenta, ainda, uma diminuição da eficácia dos anticorpos produzidos pelas vacinas, sendo que apenas uma dose (nos esquemas que preveem duas) pode ser pouco efetiva contra essa variação.

Fonte: Secretaria Estadual da Saúde / Governo do Estado RS