Previsão de mais intensa onda de frio deste século

Massa de ar de enorme intensidade chega ao Sul do Brasil na próxima semana

754
Imagem: Metsul / OA

Uma massa de ar frio de origem polar de grande intensidade vai invadir o Brasil na próxima semana e tem potencial para ser uma das mais intensas deste século a alcançar o País sob um cenário de clima propício a eventos de frio extremo.

Que será uma onda de frio intensa não se tem dúvida, mas faltando ainda quatro dias para a sua chegada existem pontos em aberto como sua intensidade definitiva, o alcance do ar gelado no território brasileiro, e a possibilidade de neve, sua extensão e eventual acumulação e quantidade. Estes cenários devem ficar mais claros ao longo deste fim de semana e na segunda-feira com a maior proximidade do evento.

O ar polar deve ingressar no Brasil entre a terça e a quarta-feira, dias 27 e 28, trazendo queda enorme da temperatura que será extremamente baixa na segunda metade da próxima semana.

Dias extremamente frios

A massa de ar polar projetada é tão intensa que serão muitos dias consecutivos com temperatura média diária baixas. O período de quarta até o sábado (31) deve ser o mais gelado com máximas bastante baixas no período da tarde.

Nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul valores de sensação térmica podem atingir marcas tão baixas quanto -10ºC a -20ºC.

Fonte: Metsul Meteorologia