Inicia vacinação de adolescentes com comorbidades no município

Jovens de 17 anos foram imunizados nesta segunda-feira

234
Foto: Cristine Rochol / PMPA / OA

Iniciou nesta segunda-feira (26) a imunização de jovens de 17 anos que apresentem comorbidades e gestantes com esta idade. A Secretaria Municipal da Saúde instalou o Centro de Vacinação no Ginásio Municipal Tancredo Neves e o atendimento acontece, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e as 13h às 17h.

As grávidas devem apresentar exame médico que comprove, ou a Carteira de Gestante, além dos documentos já pedidos que são o Cartão SUS atualizado, CPF, documento com foto e comprovante de residência.

Já os adolescentes com comorbidades, devem adicionar laudo médico ou outro documento que comprove a doença e sua gravidade.

2ª dose

No local também sendo aplicada a 2ª dose das vacinas Pfizer e Coronavac, nas datas anotadas no Cartão de Vacina e a antecipação somente da vacina Oxford/AstraZeneca, em todos que deveriam tomar a 2ª dose até 05/08.

Para a 2ª dose é necessário apresentar Cartão SUS atualizado, documento com foto e Carteira de Vacinação.

Comorbidades em adolescentes

Segue a relação das comorbidades prioritárias:

HEMOGLOBINOPATIA GRAVE – atestado médico ou hemograma e eletroforese de hemoglobina;

DOENÇA CARDIOVASCULAR – atestado médico e/ou exame de imagem ou outros exames comprobatórios;

PNEUMOPATIAS CRÔNICAS GRAVES – exame de espirometria e/ou receita de corticoide de uso contínuo ou brocodilatador de longa duração de até três meses de antecedência ou alta hospitalar ou atestado médico com descrição clínica e justificativa para priorização na vacinação;

OBESIDADE GRAVE – a testado médico/declaração profissional da saúde (técnico de enfermagem, médico, enfermeiro ou nutricionista) peso e altura colocados na curva de IMC;

OUTROS IMUNODEPRIMIDOS – atestado médico ou exame comprobatório da doença;

DOENÇA NEUROLÓGICA CRÔNICA – atestado médico com descrição clínica e comprometimentos;

DIABETE MELLITUS – receita de insulina e/ou desagem de hemoglobina glicada alterada.