Confirmados mais três casos de variante Delta do coronavírus no RS

No total, já foram confirmadas oito ocorrências no Estado e há um paciente sob suspeita em Alvorada

349
Imagem: @Handout. / OA

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou no início desta semana mais três casos de variante Delta do coronavírus no Estado, somando oito casos desta linhagem.

A suspeita de Alvorada, que foi identificada por sequenciamento genético parcial pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), aguarda a confirmação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A família do paciente está sendo acompanhada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), assim como também foi realizado o rastreamento dos contatos do paciente nos últimos dias.

Nova variante

A Delta, primeiramente identificada na Índia, é uma das chamadas “variantes de preocupação” (VOC, variants of concern, na sigla em inglês), pois trazem alguma mudança no comportamento do vírus. A característica mais marcante da Delta, já comprovada cientificamente, é a maior transmissibilidade. Quanto à gravidade, ainda não há evidências de que ela provoque uma doença mais ou menos agressiva em relação às outras linhagens.

A SMS reforça a importância de completar a imunização com a 2a dose, assim como também o cumprimento dos protocolos de distanciamento e medidas sanitárias como uso de máscara, álcool em gel… Salienta ainda a importância da vacina da H1N1 para toda a população a partir dos seis meses de idade.