Como forma de prevenir a falta de abastecimento de água neste verão, que promete ser um dos mais quentes dos últimos anos, muitas vezes causada por falta de energia e panes elétricas, a Corsan está instalando 64 geradores de energia em vários municípios gaúchos, especialmente no litoral norte e sul. A falta de luz paralisa o sistema de fornecimento de água, e o risco é maior durante o verão com a migração da população para as áreas litorâneas. Também a Região Metropolitana está recebendo atenção, com ações em Alvorada, Viamão e Gravataí.
Estes equipamentos serão fixados nos principais pontos onde a Corsan faz a captação de água e nas Estações de Tratamento de Água (ETA), além dos locais de bombeamento de esgoto. A previsão é de que estejam disponíveis até o final de fevereiro.
Esta é a primeira vez que a Corsan promove uma ação preventiva para a falta de água no verão. Nos anos anteriores, no litoral norte, eram utilizados três geradores móveis para atender as demandas mais urgentes. Além desta, outras ações – como a ampliação de redes e da capacidade dos reservatórios – serão divulgadas na próxima semana e fazem parte do Plano Verão da Companhia.
Os outros municípios que contarão com os geradores de energia são Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Imbé, Cidreira, Atlântida Sul, no Litoral Norte. No litoral Sul: Rio Grande, Camaquã, Arambaré, São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar. A Serra terá o equipamento em Canela, Gramado e Bento Gonçalves. E Lajeado, no Vale do Taquari, também será contemplado,