Corsan esclarece desabastecimento

Redução na captação se deve a alterações identificadas na água

Foto: Especial / OA

Em resposta ao contato feito pela redação do jornal O Alvoradense, relativo ao desabastecimento de água que vem acontecendo no município desde o início desta semana, a Assessoria de Comunicação Social da Corsan enviou nota:

“Em relação às intermitências e faltas de água em bairros dos municípios de Alvorada, Gravataí e Viamão, a Corsan esclarece que a companhia reduziu a captação após identificar alterações na água do Rio Gravataí, como alteração na cor e aumento de matéria orgânica.

Os órgãos ambientais (Fepam e Patram) já foram comunicados e estão atuando para verificar os possíveis motivos da alteração.

A Corsan reforça que essa alteração na água captada não altera a qualidade da água distribuída aos usuários, uma vez que passa por rigoroso tratamento.

A companhia realiza o monitoramento conforme estabelecido pela Portaria de Potabilidade do Ministério da Saúde (Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 05/2017 do Ministério da Saúde alterado pelas Portarias GM/MS nº 888/2021 e 2472/2021). Também é realizado monitoramento horário na Estação de Tratamento de Água durante todas as etapas de tratamento.

Salientamos que estamos empenhados na busca da regularização do serviço nestes sistemas. Para contatar a Corsan, acesse os canais de relacionamento da companhia: site corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), app e telefone 0800-646-6444.”

Quinta-feira

E nesta quinta-feira (23) segue a falta de água, ainda em decorrência de “Baixa Vazão”, conforme informado no site da Corsan, afetando os bairros Água Viva, Bela Vista, Germânia, Passo do Feijó, Portal Bela Vista, Santa Clara e Santa Helena. A previsão de normalização do abastecimento é para o início da noite de hoje. Nos locais em que foi restabelecido o serviço, a água apresenta coloração.