A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informou por meio de sua assessoria que o abastecimento de água em Alvorada estará “completamente normalizado” durante a noite, caso não haja “novos problemas”.

Na sexta-feira (27) pela tarde houve uma interrupção do fornecimento de luz na cidade por cerca de uma hora. Segundo a Corsan, esta falha atingiu o Recalque 1, local onde a água bruta do Rio Gravataí é captada para ser levada até a estação de tratamento onde segue para a distribuição na rede.

Na maioria dos bairros a água já voltou. Em locais como Jardim Porto Alegre e Intersul, no entanto, o abastecimento segue comprometido.

Além da sujeira do líquido, nos locais que já recebem água a pressão ainda é instável, o que compromete a utilização de chuveiros, por exemplo.

Ainda de acordo com a empresa, a demora para o restabelecimento de todo o sistema é “normal”. “Quando volta a água em alguns locais, as pessoas começam a consumir em excesso o que diminui o volume dos reservatórios”, explicou a coordenadora da comunicação.

Por conta do alto consumo e dos cortes de luz que interrompem o bombeamento de água, pelo menos outras três cidades seguem com problemas no abastecimento na manhã deste sábado. O problema é registrado em alguns bairros de Porto Alegre, Viamão e Gravataí.
Conforme a Corsan, o abastecimento deve se normalizar ao longo do dia em Viamão. Já a população de Gravataí reclama que cortes de água persistem em parte da cidade, apesar de a companhia informar que há abastecimento.

Em Porto Alegre, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) ressaltou que o fornecimento foi retomado na madrugada deste sábado em praticamente todos os pontos onde houve desabastecimento. Houve problemas no nível dos reservatórios e falta de energia elétrica, o que agravou a situação.

Fonte: O Alvoradense