Datafolha indica vantagem de Sartori sobre Tarso no 2º turno | Foto: Montagem sobre fotos / G1

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira, dia 16, aponta os seguintes percentuais de votos válidos na disputa ao governo do Rio Grande do Sul: José Ivo Sartori (PMDB) 60% e Tarso Genro (PT) tem 40%.

Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

A pesquisa foi encomendada pelo Grupo RBS e pela Folha da Manhã S/A. É o primeiro levantamento divulgado pelo instituto no segundo turno da eleição para governador do RS.

Votos totais
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são: José Ivo Sartori (PMDB) tem 52% enquanto Tarso Genro (PT) tem 35%. Votos brancos 6% e não sabem 7%.

O Datafolha entrevistou 1.452 eleitores em 54 municípios do estado no dia 15 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de três pontos prevista.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número RS-00028/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-01098/2014.

Fonte: Estadão