Foto: Divulgação / OA

Após quatro meses sem titular, a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Alvorada conta agora com a delegada Samieh Bahjat Saleh, que chegou ao município no início de setembro.

Ela faz parte da turma do 47º curso de Delegado de Polícia da Polícia Civil gaúcha, da qual participaram 55 alunos e que encerrou no início de setembro, em Porto Alegre.

Desde a transferência da delegada Carolina Terres para o interior do Estado, em 29 de abril, um grupo que esteve atento à necessidade de uma delegada para Alvorada, foi a Confraria Mulheres à Frente, um grupo de alvoradenses que atua, entre outras frentes, buscando oferecer às mulheres informações que facilitem o acesso aos seus direitos e o conhecimento dos seus deveres. Foram muitos os contatos com o Governo do Estado, principalmente com o Gabinete do Vice-governador e a Secretaria Estadual da Segurança Pública, até que o problema estivesse solucionado, o que foi comemorado por elas.

Delegados

Os outros designados são Carlos Eduardo Silva de Assis, que assumiu na 1ª DP e mais quatro para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA): Alfredo de Oliveira Ineu, Gabriel Casanova Dantas, Marcela Longo Ehler e Rafael Erick da Silva. Estes devem chegar em outubro, quando os flagrantes voltam a ser registrados em Alvorada, e não mais em Viamão, como hoje acontece.

Conforme Juliano Ferreira, da Delegacia Regional Metropolitana, a DPPA retoma as atividades até 5 de outubro, com efetivo completo. Enquanto isso, os novos delegados estão atuando em Gravataí e Viamão onde devem “pegar uma certa experiência”.