Deputada destina emenda para castração de cães e gatos

São R$ 50 mil a serem aplicados na unidade móvel de castração, o castramóvel

Foto: Arquivo / OA

A Deputada Estadual Luciana Genro (Psol) destinou uma emenda do orçamento do Estado no valor de R$50 mil para castração de cães e gatos no município, com o objetivo de permitir o procedimento sem custos à população de baixa renda, através do castramóvel.

A unidade móvel de castração, já existente em Alvorada e gerenciada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) através da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) , é um veículo adaptado com bloco cirúrgicos para realizar a castração de animais de forma itinerante. Esta verba será para realizar o trabalho de forma qualificada.

Atuante

Entre outras iniciativas da depurada está a autoria da Lei nº 15.366/2019, que proíbe fogos de artifício com ruído e a denúncia ao Ministério Público sobre o Centro de Zoonoses de Viamão, onde viviam animais em péssimas condições e que foi interditado. É autora da lei que institui no Calendário Oficial de Eventos do RS a semana de conscientização sobre o uso ilegal de fogos de artifício com ruídos, para que os Poderes Públicos criem uma programação específica sobre o assunto, divulgando as consequência de desrespeitar a lei e alertando sobre os transtornos causados pela queima de fogos para pessoas e animais.

Em parceria com a ONG Cão de Guarda, o mandato elaborou um Manual de Proteção e Defesa Animal, um guia com informações sobre como denunciar os maus tratos e o abandono de animais no Rio Grande do Sul. O material também aborda o benefício da castração.

Fonte: Agência ALRS