Deputados vão à escola apurar denúncia de assédio

Comissão estará em Alvorada na próxima semana

269
Imagem: ALRS / OA

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado, presidida pelo deputado Paparico Bacchi (PL), vai realizar na próxima semana visita à direção da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade, Jardim Alvorada, onde foi registrada denúncia de assédio sexual contra alunas, praticado por professor.

Contra a escola, que funciona em formato cívico-militar, seguem as reclamações de mães que, após as denúncias, enfrentam outros tipos de abusos relacionados “com a disciplina militar imposta aos alunos”. A CCDH vai encaminhar pedido de explicações à Secretaria Estadual da Educação, assim como solicitação de auxílio psicológico às vítimas.

O assunto foi apresentado pela deputada Stela Farias (PT), ex-prefeita de Alvorada, que já encaminhou o caso à Subprocuradoria do Ministério Público Estadual, depois das mães terem passado pelo MP do município, Câmara de Vereadores, Conselho Tutelar e Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).

Conforme foi relatado à Comissão pelas mães de duas alunas, além do assédio do professor, há registro de abuso por parte da diretoria, que não promoveu a devida assistência e não chamou as mães para esclarecer os fatos. Também foram relatados abusos de poder dos professores, com agressões verbais e físicas aos alunos.

Fonte: Assembleia Legislativa RS