Desportistas participam de movimento para doação de sangue

Segunda-feira aconteceu a primeira de seis idas ao Hemocentro do Estado

Foto: Especial / OA

Com a chegada do inverno agrava, ainda mais, a situação do Hemocentro do Estado do RS, que tem apresentado baixos índices de doação, o que deixa seu estoque em níveis preocupantes.

Ciente do problema, Jefferson Teixeira, secretário Municipal de Cultura, Esporte e Juventude (SMCJE), teve a iniciativa de convidar as equipes de Futsal das séries Ouro, Prata e Bronze (masculino), e Feminino a realizar uma parceria solidária.

Iniciou na segunda-feira (28), e deve se repetir por mais algumas semanas, o deslocamento de uma delegação de atleta e dirigentes ao Hemocentro em Porto Alegre. O primeiro grupo contou com a participação do secretário Jefferson, que pretende chegar à marca de 300 bolsas de sangue no final da campanha.

Jefferson convida a comunidade a também participar. Para acompanhar o grupo que vai se deslocar sempre nas segundas-feiras, o interessado deve entrar em contato com a Secretaria de Esporte.

Hemocentro

Gesiane Ferrera, coordenadora do Setor de Captação de Doares do Hemocentro do Estado, reconhece que a iniciativa vai auxiliar na busca da retomada do estoque para níveis adequados. Ela conta que a unidade de Porto Alegre atende mais de 40 hospitais, entre eles o Hospital de Alvorada, Pronto Socorro…

A coordenadora ressalta que não há substituto ao sangue, e somente com a doação sistemática é possível suprir a demanda dos hospitais. “Uma doação pode salvar até quatro vidas, porque são retirados quatro hemocomponentes diferentes de cada bolsa coletada”, complementa ela, lembrando que o número de pessoas beneficiadas é ainda maior, se levar em conta as equipes médicas e familiares e amigos de quem recebe o sangue doado.