Feriadão acabou com 20 mortes e mais de 400 feridos | Foto: Eduardo Seidl / Palácio Piratini / Divulgação / OA
Feriadão acabou com 20 mortes e mais de 400 feridos | Foto: Eduardo Seidl / Palácio Piratini / Divulgação / OA

Nos três dias de atuação da Operação Viagem Segura nas ruas, estradas e rodovias do Rio Grande do Sul 80.719 veículos foram fiscalizados e cerca de 2,5 veículos multados por minuto.

No último balanço, divulgado pela operação no começo da noite de ontem (17) registrou 16.066 infrações de trânsito, recolheu 761 veículos a depósito e reteve 231 carteiras de habilitação.

O objetivo da mobilização é reduzir o número de acidentes neste feriado, que em 2012 ocupou o nono lugar no ranking de acidentalidade fatal, tendo registrado nos últimos anos uma média de 6,5 óbitos/dia. Nestes três dias, foram aplicados 1.780  testes com etilômetro, que permitiram afastar das vias 235 condutores alcoolizados.

Metade deles incorreu em crime de trânsito e sofrerá processo penal. Apesar das ações preventivas realizadas, ocorreram 647 acidentes. O saldo é de 20 mortos e 460 feridos em todo o Estado.

Movimento intenso nas rodovias durante todo o domingo
Desde o começo da manhã de ontem (17) o movimento nas estradas de retorno à Capital foi intenso. No começo da tarde, pontos de lentidão se acumulavam ao longo da BR 290 (Freeway). Houve durante o retorno do litoral, pelo menos dois pontos de congestionamentos nas proximidades da praça de pedágio de Santo Antônio da Patrulha e Eldorado do Sul. Até o final da noite de ontem, 83 mil motoristas retornaram pela Freeway e ERS-040.

Pela ERS 040, mais de 14 mil veículos cruzaram pela estrada em direção a região Metropolitana. Por volta das 20h, a Univias confirmava a circulação de 17 carros por minuto no posto de Capivari do Sul.

Fonte: O Alvoradense