População recebeu esclarecimentos sobre a prevenção à doença

A secretaria Municipal de Saúde realizou sexta-feira (28), na praça João Goulart, o Dia D Contra a Dengue. A atividade contou com a presença de representantes da equipe de Educação Ambiental da secretaria do Meio Ambiente, que distribuíam material informativo sobre a Lei do Lixo e conversaram sobre a correta separação de resíduos; e da Sala Verde da secretaria de Educação, que colocaram em exposição utensílios produzidos com material reciclado.
A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vetor de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue.

Existem quatro tipos de dengue, pois o vírus causador da dengue possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo, mas imunidade parcial e temporária contra os outros três.

Embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda de pressão arterial, o que eleva o risco de morte. A melhor maneira de combater esse mal é atuando de forma preventiva, impedindo a reprodução do mosquito.

Fonte: O Alvoradense