Em todo o País, a campanha teve a prorrogação recomendada pelo Ministério da Saúde.

As campanhas de vacinação infantil contra a poliomelite e o sarampo foram prorrogadas por mais duas semanas, seguindo até o dia 12 de dezembro. Os públicos alvos são crianças menores de 5 anos, com a campanha da pólio voltada para as maiores de 6 meses e a do sarampo para as maiores de 1 ano de idade. Inicialmente elas aconteceriam até sexta-feira, dia 28, mas foram estendidas com o objetivo de alcançar 95% de cobertura da população. Alvorada alcançou até sexta-feira 71% da meta do sarampo e 70% da poliomelite. Em todo o País, a campanha teve a prorrogação recomendada, na manhã desta sexta, pelo Ministério da Saúde.

Até o momento, no Rio Grande do Sul, 74,5% e 72,9% das crianças já foram vacinadas para a pólio e sarampo respectivamente. Isso representa cerca de 830 mil doses já aplicadas no Estado até o momento. A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre também prorrogou até a mesma data a aplicação da segunda dose da vacina do HPV em meninas de 11 a 13 anos. De acordo com o último balanço da Secretaria, menos de 70% das crianças foram imunizadas contra a Pólio e o Sarampo em Porto Alegre

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) faz aos pais e responsáveis a recomendação para que levem junto a caderneta de vacinação, para que a avaliação das doses de rotina seja realizada. A secretaria também pede que os casos nos quais as crianças tenham alergia ao leite de vaca esse fato seja informado aos profissionais de saúde. Para a pólio, a vacina é oral, e para o sarampo, injetável. No caso da vacina contra o HPV, as doses também são injetáveis.

Fonte: O Alvoradense