Pela primeira vez em Alvorada atleta fala do esporte e de seus benefícios | Foto: Amanda Fernandes / OA

Cerca de 200 alunos do ensino médio da Escola Estadual Erico Veríssimo receberam na manhã desta terça-feira o judoca João Derly para uma palestra. À convite dos professores o atleta falou por aproximadamente 40 minutos sobre sua trajetória no esporte, as dificuldades do começo da carreira e a importância de jamais desistir dos sonhos e objetivos independente das dificuldades que podem surgir no caminho.

O atleta destacou a importância do esporte em sua vida e da forma como ela se modificou depois da descoberta do judô. O jovem que nasceu em Porto Alegre iniciou a carreira no esporte por recomendação médica.  Foram os problemas relacionados à asma que o levaram a praticar o esporte

Hoje, aposentado dos tatames, o único atleta duas vezes campeão do mundo, se dedica a incentivar jovens como os 200 que ouviram atentamente a palestra na Escola Érico Verissimo. De acordo com João Derly, que também estudou em uma escola pública, essa conversa que ele tem com os jovens é para que eles encontrem um caminho a seguir “às vezes os jovens são tão machucados na vida que precisam de um norte, de um exemplo a seguir” destaca.

Desde 2005 o atleta realiza, através do Instituto Podium o sonho de ajudar outras crianças através do esporte assim como o esporte o ajudou. Cerca de 200 crianças carentes das vilas São José e Mario Quintana praticam o esporte de forma totalmente gratuita.

Derly posou com os alunos que praticam jiu-jitsu no Programa Mais Educação da escola Érico Veríssimo| Foto: Amanda Fernandes / OA

Fonte: O Alvoradense