Sem a situação regularizada, o título será cancelado | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr / OA
Sem a situação regularizada, o título será cancelado | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr / OA

Termina nesta quinta-feira o prazo para que os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições regularizem a situação.

Quem não se regularizar terá o título cancelado o que impedirá o eleitor, por exemplo, de obter carteira de identidade, passaporte, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter empréstimo em instituições governamentais.

Para ficar quite com a Justiça Eleitoral é preciso comparecer ao Cartório Eleitoral levando documento oficial com foto, título de eleitor, comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento de multa ou dispensa.

O Cartório Eleitoral de Alvorada fica na rua Viamão, número 49, no bairro Sumaré.

Para consultar sua situação e verificar se existe alguma pendência é preciso realizar consulta na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet.

Segundo dados do TSE, até a manhã desta quarta-feira apenas 5,4% dos mais de 1,5 milhão de eleitores que não votaram e não justificaram a ausência haviam regularizado a situação.

Ainda de acordo com o tribunal, mais de 1,3 milhão de eleitores tiveram seus títulos cancelados em 2011, por não terem votado nem justificado a ausência nas três últimas eleições realizadas até 2010.

Com informações da EBC

Fonte: O Alvoradense