Mais de 6 milhões de estudantes devem se inscrever para realizar as provas neste ano | Foto: Roosewelt Pinheiro / ABr / OA
Mais de 6,6 milhões de estudantes se inscreveram para realizar as provas neste ano | Foto: Roosewelt Pinheiro / ABr / OA

O último dia de prazo tem sido marcado por um ritmo forte de inscrições ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em menos de cinco horas, mais de 250 mil candidatos acessaram o sistema, elevando o total geral para 6.600.403 inscritos até as 16h desta segunda-feira. O prazo termina hoje, às 23h59min e não será prorrogado.

Pela manhã já estava superado o número de inscritos confirmados em 2012, que eram 5.791.290 candidatos. Este foi o número de pessoas aptas a fazer as provas, após o encerramento do prazo para pagamento. O total geral de inscritos de 2012, que foi de 6.495.000 candidatos, também já foi superado.

Os três estados com maior número de inscrições até as 16h eram São Paulo, com 1.030.658; Minas Gerais, com 731.901, e Bahia, com 482.799 candidatos.

Os interessados em participar do Enem devem acessar a página de inscrições. É obrigatório informar o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. A taxa de inscrição é de R$ 35. Estão isentos alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escolas públicas. A partir deste ano, também podem solicitar a isenção da taxa candidatos com renda familiar per capita de até 1,5 salários mínimo.

As provas serão aplicadas em 26 e 27 de outubro. Desde 2009, o Enem passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. O exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior e de financiamento público, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e as bolsas de estudo no exterior do Ciência sem Fronteira.

Fonte: EBC