Ao aceitar denúncia do Ministério Público (MP), a Justiça tornou nesta segunda-feira os 30 suspeitos de envolvimento em fraudes de contratos de publicidade na prefeitura em réus.

Fazem parte da extensa lista de investigados o ex-prefeito de Alvorada, João Carlos Brum (PTB), e o ex-vice-prefeito da cidade, Giovani Garcia dos Santos. Entre os que possuíam cargos públicos na época em que foi deflagrada a Operação Cartola há ainda a ex-secretaria de educação, Jussara Conceição Veras de Bitencourt, filiada ao PDT.

No centro de toda a investigação está a empresa de publicidade Planning Propaganda e Marketing (PPG). Os dois sócios da companhia, Adyr Barbosa Nogueira e Jorge Luiz Thomaz de Souza, chegaram a ter os bens bloqueados em janeiro de 2012, juntamente com Brum.

De acordo com o Ministério Público, duas gráficas eram subcontratadas pela PPG com licenças dirigidas. São elas a Gráfica Santos, de propriedade de Jéfferson Teixeira dos Santos, e a Real Graphics, de Keli de Fátima Rodrigues Nunes, esposa de Jéfferson. Ambos também passam a ser indiciados.

Os 30 réus foram imputados por 72 fatos delituosos, elencados pelo MP. Fazem parte da lista, ainda, ex-funcionários da prefeitura que, de acordo com a investigação, teriam recebido propina de empresários.

Os investigados passam agora a responder a processo criminal, que vai julgar a participação de cada um no suposto esquema e definir culpa ou inocência.

Confira a lista completa dos réus:

Aline Vergilio Colombo
Darlene Regina Pagani
Guiomar da Silva Azambuja
Juliane Graciele Prates Soares
Jussara Conceição Veras de Bitencourt
Keli de Fátima Rodrigues Nunes
Maria Beatriz de Andrade Allonso
Meriane Brum
Rosangela Marques Fernandes
Adyr Barbosa Nogueira
Celso Éder Dornelles Soares
Éder de Oliveria Fraga
Eduardo Gomes de Oliveira
Felix Andre El Khouri El Beaini
Geovani Garcia dos Santos
Isac Batista
Jéfferson Teixeira dos Santos
João Carlos Brum
Joao Luiz Guariglia de Oliveira
Joao Marafiga Dias
Jorge Luiz Nunes Escouto
Jorge Luiz Thomaz de Souza
José Rodrigo Castelhano
Marcos Bestetti Otto
Paulo Noschang
Pedro Luis Cabral Nunez
Rafael da Silva Araújo
Rodrigo Rodrigues Dornelles Soares
Sergio Gomes Tarrago
Vanderlei Avila Martins

Fonte: O Alvoradense