Foto: Reprodução / OA

A Escola Carlos Drummond de Andrade, localizado no Jardim Alvorada, é uma das sete unidades de ensino gaúchas que fazem parte do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

O programa é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Defesa, e apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio de militares.

A etapa de inscrições, via Secretaria Estadual da Educação, já aconteceu e as matrículas dos selecionados será em março. A diretora Silvana Luz informa que ainda não foi definida a data da volta às aulas, assim como também a forma como se darão as aulas.

Seleção

Quando foi selecionada, no final de 2019, a escola alvoradense integrava o programa RS Seguro e já oferecia Ensino Fundamental e Média para mais de 700 alunos, requisitos básicos para a seleção.

Na oportunidade, houve uma consulta pública com a comunidade, a quem cabia aprovar ou não a mudança.

Ainda compõem o grupo gaúcho a Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz, de Santa Cruz e Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora Aparecida, de Tramandaí, ambas recentemente selecionadas. Além da Escola Estadual Alexandre Zattera, em Caxias do Sul, Escola Estadual Oswaldo Aranha, em Alegrete, e duas das redes municipais de Bagé e Uruguaiana.

As escolas, quando aprovadas, recebem verba do MEC para a adaptação ao novo modelo cívico-militar.