A Escola Estadual Brigadeiro Antônio Sampaio, localizada no bairro Maria Regina, foi reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como um dos exemplos nacionais de inovação e criatividade na educação básica. Segundo o MEC, a instituição “vive um rico momento de transição da educação tradicional para a inovadora, a partir de parceria com o Colégio de Aplicação da UFRGS”.

O Ministério da Educação destacou 178 instituições educacionais brasileiras. Destas, 138 buscam a inovação há anos, e as outras 40 foram avaliadas como Plano de Ação, o que significa que estão bem posicionadas na direção para melhorar a qualidade do ensino a partir da inovação. A escola Brigadeiro Sampaio foi enquadrada junto a estas 40 organizações.

Todas as escolas destacadas serão acompanhadas de perto pelo MEC. Há instituições de ensino de todas as regiões brasileiras. Pouco mais da metade estão no Sudeste, 21,9% no Nordeste, 13,7% no Sul, 8,7% no Centro-Oeste e 7,6% no Norte.

O Rio Grande do Sul teve treze escolas na lista. Além de Alvorada, foram destacadas pelo MEC quatro instituições de Porto Alegre e duas de Viamão. Novo Hamburgo, Marcelino Ramos, Igrejinha, Giruá, Erechim e Cruzeiro do Sul tiveram uma escola cada selecionada.

Por fazer parte do Mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica, a Escola Estadual Brigadeiro Antônio Sampaio receberá atenção especial do Ministério da Educação. Por ter sido avaliada como Plano de Ação, pode ser considerado que a instituição está no caminho certo para uma educação de qualidade diferenciada.

Fonte: O Alvoradense