Foto: Reprodução / OA

Assim como as escolas municipais, que não retomam as aulas presenciais neste momento, também a rede estadual segue somente com as atividades remotas em Alvorada.

Conforme contato com direções de escolas estaduais, apesar de muitas já possuir plano para receber seus alunos de volta, ainda não houve a visita do Centro de Operações de Emergências da Saúde (COE) Estadual, órgão que autoriza o funcionamento das escolas.

Educação infantil, escolas particulares e cívico-militar

Por outro lado, a maioria das escolas de Educação Infantil (creches e escolinhas) e escolas particulares passaram a aplicar o plano de contingência aprovado pelo COE Municipal esta semana ou, no máximo, a partir de maio.

A informação é da diretoria da Adepeia, que ressalta que o Decreto Estadual validava a volta às aulas desde a Educação Infantil, mesmo antes da publicação do Decreto Municipal, que o confirmou.

Assim, desde quinta-feira (29) o Colégio Êxito retomou as aulas presenciais em todos os níveis, do berçário ao Ensino Médio, com os alunos separados em grupo atendendo o plano de contingência aprovado pelo COE Municipal.

As aulas na Escola Adventista estão acontecendo de maneira presencial e remota. Nesta semana voltaram da Educação Infantil ao 2° ano do Fundamental. Na próxima semana retornam as outras turmas, de maneira progressiva. O diretor Rodrigo Edgeton ressalta que, em todas as modalidades, estão seguindo os protocolos de segurança sanitária.

O diretor Cleber Decker, da Escola Pastor Dohms, avalia que o retorno está acontecendo com tranquilidade, de forma escalonada. Esta semana já com o grupo da Educação Infantil ao 2° ano do Fundamental, para o qual estavam preparados devido ao Decreto anterior. Na segunda-feira (3) recebem do 3° ao 5° anos e no dia 5, voltam os anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9°).

“As autorizações de retorno para os dois primeiros grupos estão, neste momento, em 35% de aceitação”, relata o diretor, ressaltando que a cada semana os pais deverão autorizar a participação dos filhos na semana posterior. Quanto às aulas, estarão sendo transmitidas ao vivo para os alunos que permanecerem em casa.

Também a Escola Cívico-Militar Carlos Drummond de Andrade, em maio estará recebendo presencialmente seus alunos do Fundamental e Médio, seguindo com as aulas remotas para os que preferem acompanhar de casa.

Até o momento as escolas Salvador Jesus Cristo e São Marcos não responderam o contato feito pelo jornal O Alvoradense.

- PUBLICIDADE -