Reunião para debater regulamentação de estacionamentos sobre calçadas aconteceu nesta segunda-feira (11) | Foto: Divulgação
Reunião para debater regulamentação de estacionamentos sobre calçadas aconteceu nesta segunda-feira (11) | Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores e a Prefeitura Municipal se reuniram para debater sobre a regulamentação dos estacionamentos em calçadas. Após três anos de debates técnicos e jurídicos, as duas partes chegaram a um comum acordo.

Está autorizado o estacionamento sobre as calçadas, mas com algumas regras básicas. É necessário que as vagas tenham medida mínima de seis metros e trinta centímetros, sendo um metro e meio livre para o trânsito de pedestres. As demarcações, com faixas amarelas, também são obrigatórias. O tempo máximo de estacionamento ficou fixado em uma hora em todas as áreas comerciais de Alvorada.

O objetivo da medida é beneficiar tanto os consumidores quanto os comerciantes. O vereador Schumacher (PT) afirma que a decisão é necessária para segurança da população, “sem riscos de multas e constrangimentos”. Além disso, ele acredita que a regulamentação irá “garantir maior rotatividade para quem precisar estacionar e fazer suas compras”.

Nos próximos dias as alterações e substitutivos do projeto de lei serão votados na Câmara e regulamentadas pelo Executivo Municipal. Os comerciantes interessados em autorizar seus estacionamentos oblíquos devem procurar a Secretaria de Habitação para mais informações técnicas.

A reunião contou com comerciantes, vereadores e secretários. Dentre outros, estiveram presentes: Maurício Cardoso, presidente da Acial; Sandro Ribeiro, fiscal da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação; Luciano Garcia, secretário de Desenvolvimento Econômico; Vladimir Silva, secretário adjunto da Habitação; Fernando Ramalho, secretário de Segurança e Mobilidade Urbana.

Fonte: O Alvoradense