Foto: arquivo / OA

O Rio Grande do Sul chegou a 66.820 solicitações do benefício do seguro-desemprego em maio deste ano. Isto representa um marco na série histórica, iniciada em 2011. Os recordes anteriores foram registrados em abril de 2020 (53.056) e em julho de 2014 (51.441).

 Grande parte das solicitações foram feitas pela Internet e as demais presencialmente nos postos de atendimento, com as Agências FGTAS/Sine. O número total de requerimentos representa aumento de 70,3% em comparação a maio de 2019 e de 25,9% em relação a abril de 2020.

No ranking nacional de solicitações do benefício, o RS ocupa a 4ª posição em maio deste ano, atrás de São Paulo (281.360), Minas Gerais (103.329) e Rio de Janeiro (82.584); conforme dados divulgados pelo Ministério da Economia. No mês passado, foram contabilizados 960.258 pedidos de seguro-desemprego no Brasil. O número representa um aumento de 53% na comparação com maio de 2020 (627.779) e de 28,3% em relação a abril deste ano (748.540).

Perfil do trabalhador desempregado gaúcho

Do total de trabalhadores que solicitaram o seguro-desemprego em maio de 2020 no RS, 56,2% eram homens e 43,8%, mulheres. Sobre a escolaridade dos solicitantes, a maioria (51,2%) tinha Ensino Médio completo.

No que tange ao setor econômico em que atuavam, 33% trabalhava no setor de serviços; 31,2%, na indústria; 25,9%, no comércio; 6,6%, na construção e 3,3%, na agropecuária.

Pandemia

De 23 de março a 10 de maio, o atendimento presencial nas Agências FGTAS/Sine esteve suspenso como medida de prevenção ao coronavírus. No período, foi estabelecido o regime de tele trabalho e mantido o atendimento à população por telefone, whatsapp e e-mail, além dos canais digitais. Ao todo, foram prestados 17.372 atendimentos na modalidade de trabalho remoto, o que equivale a uma média de 620 atendimentos diários.

O atendimento foi restabelecido no dia 11 de maio, nas Agências FGTAS/Sine. Atualmente, 125 unidades dispõem de atendimento presencial de encaminhamento de seguro-desemprego no RS, inclusive em Alvorada, avenida Presidente Getúlio Vargas, 2147, junto à Praça Central, fone 51 993.625.312, e-mail alvorada@fgtas.rs.gov

O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. É permitida a entrada e permanência de público equivalente ao número de atendentes da FGTAS disponível nas unidades. É obrigatório, ainda, o uso de máscara e distância de, no mínimo, dois metros entre os trabalhadores que aguardam atendimento nas filas que se formarem eventualmente.

Como solicitar o benefício pela internet

• O trabalhador pode realizar o encaminhamento do benefício seguro-desemprego pela internet após sete dias da dispensa, por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

• Uma vez com acesso à conta, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa.

• Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo.

No portal www.gov.br também pode ser encaminhado o benefício.

Se a solicitação on-line for concedida automaticamente, receberá a informação de que a emissão das parcelas ocorrerá em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Caso ocorra problemas no encaminhamento on-line, entre em contato pelo telefone 158.

Se o sistema notificar pendências, o cidadão deve enviar e-mail para a Agência FGTAS/Sine da sua cidade para que seja fornecido auxílio nas situações de seguro empregado doméstico, seguro com alvará judicial, seguro por término de contrato ou se o sistema acusar confirmação no posto e divergência de dados cadastrais.