Festa marcou a entrega de doações que as irmãs conseguiram arrecadar para a população carente do bairro | Foto: Samuel Silveira / OA

Há cinco anos uma família da Vila Americana se uniu para ajudar aqueles vizinhos carentes. As quatro irmãs Sônia, Elisete, Adriana e Neca iniciaram um trabalho social para levar ajuda, cidadania e um pouco de lazer e alegria para quem mais precisa.

Elas organizam festas de Final de Ano, Páscoa e Dia das Crianças com a ajuda de doações para pessoas carentes e moradores de rua.

No último dia 21 de julho, o Arraial da Tia Neca agitou o bairro o bairro e reuniu várias pessoas que aproveitaram para festejar e receber as doações de agasalhos conseguidos pelas irmãs.
As quatro irmãs da família Alex perceberam a necessidade de ajudar, mesmo que fosse com pouco, as famílias que moram perto de suas casas. Segundo Sônia, o que elas fazem pode parecer pequeno, mas faz a diferença em muitas vidas.

O trabalho social começou para ajudar os atingidos pelas enchentes que ainda são comuns no bairro, e hoje vai além de agasalhos e material de construção. Elas conseguem remédios, consultas, roupas e alimentam muita gente com os almoços comunitários e os sopões aos sábados, que já viraram tradicionais.

O Arraial da Tia Neca reuniu em uma tarde de sábado várias pessoas, em sua maioria crianças que curtiram a festa, os doces e os brinquedos que a irmãs arrecadaram e distribuíram.

Contando apenas com o auxílio de doações, as irmãs acreditam que com um pouco de trabalho pode-se fazer muita coisa por quem mais precisa, é preciso apenas um pouco de vontade para ajudar o próximo, e as ações são muito simples.

Organizar uma festa de fim de ano e buscar doações com os co-merciantes locais para chocolates na páscoa são ações às quais elas dedicam tempo e carinho.

Toda a família contribui. Eles emprestam as horas que deveriam ser de folga ao trabalho social e dedicam todo o tempo livre a ajudar aqueles vizinhos que mais precisam. É assim, com a colaboração de todos, que o trabalho já se estende por cinco anos e, com certeza, já tornou a vida de muitos mais feliz. Promover a cidadania e a colaboração está entre os objetivos das irmãs que, unidas, contribuem para a mudança de muitas vidas.
Sem intenções políticas ou de autopromoção, a família se dedica ao trabalho social por vontade de ver o bairro onde cresceram e onde crescem seus filhos com outros olhos. Elas decidiram não esperar que o poder público tome as devidas atitudes pela melhora da vida da comunidade, e fazem o que está ao seu alcance para tornar mais dignas as vidas de todos à sua volta.

Para mudar uma sociedade é preciso que cada um faça a sua parte. As quatro irmãs da Americana sem dúvida fazem as delas dedicando seu tempo livre a ajudar, mas nenhum trabalho se realiza sozinho. Elas contam com o auxílio de doações de amigos, parentes e vizinhos que se dispõem a contribuir com o trabalho doando alimentos, roupas, materiais de construção ou tempo para o preparo do alimento que é distribuído semanalmente.

Todas as ações organizadas pelas irmãs contam com a ajuda de contribuições que podem ser entregues em dois endereços: Rua Doze de Maio, 289, e Rua Beira Rio, 1003. Ambos os endereços ficam na própria Vila Americana.

 

Fonte: Amanda Fernandes / O Alvoradense