Famílias serão chamadas para identificar restos mortais

Estimativa é que desabamento tenha atingido de 70 a 90 túmulos

Foto: Reprodução / Arquivo / OA

O desabamento de parte do bloco E do Cemitério Municipal São José, ocorrido durante as fortes chuvas do sábado (30), atingiu de 70 a 90 túmulos.

A expectativa dos familiares é que os restos mortais sejam identificados e transferidos para outro local, em breve. Para tanto, nos próximos dias a administração do cemitério deve entrar em contato com os proprietários dos jazigos para que seja feito o reconhecimento e realocação. Caso não seja possível o reconhecimento, a Prefeitura informa que irá disponibilizar exame de DNA, feito por um legista contratado.

O secretário Municipal de Serviços Urbanos, José Luís Corrêa, informa que, em um primeiro momento, não foram encontradas ossadas fora dos caixões.

Confira a nota oficial publicada pela Prefeitura de Alvorada:

Tendo em vista o desmoronamento de uma quadra no Cemitério Municipal de Alvorada, ocasionado pelas fortes chuvas acorridas no Município e no Estado do RS, que resultaram em soterramento de diversos restos mortais de pessoas sepultadas no local, o Município iniciou processo de identificação dos mesmos, o que está ocorrendo através:

a) dos sacos plásticos e lacres que os armazenavam;

b) local de sepultamento, quando possível;

c) participação de familiares;

d) exames de DNA’s;

e) outros métodos.

A administração municipal também verificou divergências existentes nos registros do Cemitério Municipal, fatos que estão sendo apurados através de processo administrativo. O PA busca identificar responsabilidades e procedimentos.

Já estão sendo realizados o translado dos identificados para outro local dentro do próprio cemitério.

Lamentamos o ocorrido e nos colocamos à disposição dos familiares para auxiliar e orientar, no que se fizer necessário.

PREFEITURA DE ALVORADA