A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) abre nesta quinta-feira (10) o período de inscrições para o Processo Seletivo Unificado para ingresso extravestibular. Ao todo, estão disponíveis 608 vagas em diversos cursos de graduação, conforme edital publicado no site da Comissão Permanente de Seleção (Coperse).

Os candidatos devem estar matriculados ou com matricula trancada em qualquer instituição de ensino superior, em curso reconhecido ou autorizado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e ter aprovação nas disciplinas dos dois primeiros semestres.

O processo contempla duas modalidades de seleção: transferência voluntária e transferência interna para início no primeiro semestre de 2015. A transferência voluntária destina-se a estudantes de outras instituições, inclusive do exterior, que tenham cursado o período indicado em um curso idêntico ou assemelhado (conforme tabela disponível no edital) ao curso pretendido. A transferência não é aceita para os dois semestres finais do curso desejado.

Já a modalidade de transferência interna é exclusiva para alunos da Ufrgs que tiverem ingressado na universidade por meio do Concurso Vestibular e esta modalidade também não é aceita para os dois semestres finais do curso desejado.

As inscrições devem ser feitas pela internet no site da Ufrgs até as 23h59min de 28 de julho. A taxa de inscrição é de R$ 75. O Manual do Candidato estará à disposição dos interessados no site a partir de 10 de julho.

As provas serão aplicadas em 17 de agosto, no turno da manhã. Os estudantes terão quatro horas para responder a todas as questões, preencher a folha ótica de respostas e escrever a redação.

Fonte: Correio do Povo