Imagem ilustrativa / Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini / OA

Com o objetivo de garantir uma eventual compra de vacinas contra a Covid-19 pelos municípios gaúchos, foi oficializado o lançamento da Frente dos Municípios do RS pela Vacina com a assinatura de um termo de ajuste operacional para a compra.

Assinaram o documento na segunda-feira (15), os presidentes da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), da Associação Gaúcha de Consórcios Públicos (Agconp) e do Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal).

São mais de 450 municípios os que aderiram ao ajuste operacional e todos os consórcios públicos gaúchos demonstraram interesse em participar do convênio.

“Este movimento tem o aspecto simbólico e fundamental de pressionar o Governo Federal, para que cumpra rapidamente com a sua tarefa, e principalmente de viabilizar uma melhor negociação com os laboratórios, mais rápida e eficaz”, salientou o presidente da Famurs, Maneco Hassen, destacando que o ato simboliza a união do Estado em torno de uma pauta suprapartidária e extremamente necessária.

Em sua manifestação, o presidente da Granpal e prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, salientou que a instituição foi um dos primeiros consórcios do Brasil a articular a compra das vacinas, na tentativa de combater a pandemia. O processo de acelerar a vinda das vacinas para os municípios gaúchos iniciou em dezembro, com a assinatura de um termo de intenções com o Instituto Butantam e na última semana a intenção de compra foi reafirmada através de um pedido, em nome do convênio, de mais de 3 milhões de doses da vacina CoronaVac. “Nosso objetivo não é confrontar o governo federal nem o Plano Nacional de Imunização, mas sim de complementar e acelerar esse processo”, justificou.

“Nós estamos aqui para somarmos aos esforços da União e do Estado. Queremos deixar o debate político para outra esfera, queremos dar resultado para os nossos prefeitos e comunidade. Independentemente de partido e instituição, nós estamos juntos para defender ações para a nossa população”, afirmou o presidente da Agconp, Cassio Nunes Soares.

O ato de assinatura do termo também contou com presença do coordenador da Comissão de Representação Externa, deputado Estadual Pepe Vargas, representando a Assembleia Legislativa.

Fonte: Famurs

- PUBLICIDADE -