Empresa quer implantar Parque de Sistemas de Energia Fotovoltaico em Alvorada

Diretores da Urânio Engenharia estiveram na Prefeitura nesta segunda-feira

864
Foto: Reprodução / OA

Com o objetivo de apresentar o projeto de implantação do Parque de Sistemas de Energia Fotovoltaico e explanar sobre os benefícios do projeto para o município, os diretores técnicos Claudiomiro Rigo e Gustavo da Cunha, da Urânio Engenharia, estiveram na Prefeitura de Alvorada na manhã desta segunda-feira (15).

Eles foram recebidos pelo prefeito José Arno Appolo do Amaral e pelos secretários Municipais de Planejamento e Orçamento, Márcio Barcellos, e de Planejamento Urbano e Habitação, Eder Fraga.

O Parque será implantado em 120 hectares de área e, em contrapartida, a empresa fornecerá até 15% de energia elétrica para demanda e consumo da Administração Municipal e de parceiros ou conveniados da Prefeitura, gerando economia para os cofres públicos, além de usar energia limpa e renovável (Selo Verde), trazendo desenvolvimento socioeconômico, emprego e renda para Alvorada. A previsão de conclusão da obra é de um ano a partir de seu início.

Foto: Prefeitura de Alvorada / Divulgação / OA

Energia Fotovoltaica

A energia fotovoltaica é também chamada de energia solar, sendo considerada uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável.

Ela é produzida a partir da luz solar, mas pode ser captada ainda em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior a radiação solar, maior será a quantidade de energia elétrica produzida.

Curiosidades

Existem outros tipos de energia solar, como a energia termossolar e a energia heliotérmica. O termo “fotovoltaica” vem do grego (Phos), que significa “luz”, e “volt”, a unidade de força eletro-motriz, que por sua vez vem do sobrenome do físico italiano Alessandro Volta, inventor da pilha. O termo “foto-voltaica” tem sido usado em Inglês desde 1849.