Veículo será utilizado em todas as regiões do Estados | Foto: PC / Divulgação / OA

O Governo do Estado entrega nesta quarta-feira um helicóptero para a Polícia Civil. A aeronave será utilizada no Serviço de Apoio Aéreo em ações táticas, combate ao abigeato e roubo de cargas nas estradas, além de operações em todo o Estado.

O evento será realizado no Anfiteatro Pôr do Sol, do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre. Estarão presentes o governador Tarso Genro, o secretário de Estado da Segurança Pública, Airton Michels e o chefe de Polícia, Ranolfo Vieira Júnior, entre outras autoridades, delegados e agentes.

O helicóptero AS 350 B3E, da Helibras, com tecnologia francesa do grupo Eurocopter, foi entregue pela fábrica no início do mês. Posteriormente foram acoplados acessórios operacionais – como farol de busca, guincho de resgate, equipamentos de navegação tipo GPS, rodas de apoio sobressalente – para um melhor uso do equipamento na repressão qualificada da criminalidade.

A aeronave possui portas deslizantes e tem capacidade para piloto, copiloto e quatro tripulantes operacionais, e terá sua base no hangar da Polícia Civil, no Aeroporto Salgado Filho, na Capital. Sete pilotos e quatro mecânicos foram disponibilizados para o helicóptero. Ao todo, 23 tripulantes operacionais serão coordenados pelo delegado Bolívar Llantada, diretor do Grupamento de Operações Especiais (GOE). O Serviço de Apoio Aéreo é vinculado ao Departamento de Investigações Criminais (Deic).

Fonte: O Alvoradense