Uma semana após confirmar que o Hospital Regional do Vale do Gravataí será construído em Alvorada, às margens da RS 118, o Governo do Estado informou nesta quinta-feira que a secretaria responsável por escolher o local de construção é a pasta da Saúde, e que por parte deles não há local definido.

Segundo a assessoria de comunicação do governador Tarso Genro, “há uma tendência para que a construção ocorra em Alvorada”, mas o martelo só será batido nas próximas semanas.

Na quinta-feira passada, dia 22, a Secretaria de Administração do Estado, Stela Farias, afirmou em entrevista a’O Alvoradense que a decisão já estava feita, era definitiva e o processo de licitação deveria começar em breve. “Está confirmadíssimo, não há nenhuma possibilidade de ser mudado”, afirmou Stela sobre a escolha de Alvorada. A secretaria ainda justificou a escolha: “Ele não é um hospital municipal, é um hospital regional, por isso tem que estar na RS 118, que está sendo reformada”.

A informação de que o local escolhido estava dentro da cidade também foi confirmada pelo Prefeito Professor Serginho no mesmo dia.

Nesta quinta-feira, no entanto, o secretário de Saúde, Ciro Simoni, afirmou ao jornal Correio do Povo que a escolha ainda não foi tomada. “Hoje existe um terreno do Estado em uma área em Alvorada que está sendo avaliado. Porém, ainda não temos definição sobre a cidade que receberá o hospital”, afirmou.

A reportagem do OA entrou em contato com a Secretaria de Saúde. Segundo a assessoria, a afirmação dada pelo secretário só poderia ser confirmada por ele. Simoni, no entanto, não atendeu nossas ligações.

Já a Secretaria de Administração e Recursos Humanos preferiu não comentar as declarações de Simoni e Stela. Também pela sua assessoria a informação repassada era de que a escolha final é da pasta da Saúde.

A Prefeitura de Alvorada foi procurada mas até a publicação desta matéria não havia se manifestado sobre o assunto.

Fonte: O Alvoradense