Ato ocorreu na tarde desta quinta-feira | Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini/OA
Ato ocorreu na tarde desta quinta-feira | Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini/OA

Os estudantes dos dez municípios da região Metropolitana Delta do Jacuí já podem acessar o Passe Livre estudantil para transporte público.

O decreto que regulamenta a gratuidade foi assinado nesta quinta-feira (07), na Casa Civil do Governo do Estado, em ato que reuniu autoridades e representantes de entidades estudantis. “

No total, são cerca de 10 mil estudantes contemplados nas cidades de Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Santo Antônio da Patrulha, Triunfo e Viamão, e em outras sete regiões.

De acordo com o governador em exercício, Beto Grill, foi instituído um grupo de trabalho que conseguiu prover um programa que beneficiasse estudantes das regiões metropolitanas e também das demais regiões do estado reafirmando o compromisso do governador Tarso Genro com a educação. “

“Garantimos que todos os estudantes do Rio Grande do Sul, com renda de até 1,5 salários mínimos, recebessem pelo menos um subsídio para a redução do custo das passagens e conseguissem se manter estudando em suas respectivas instituições”, explica.

O benefício será disponibilizado para estudantes de famílias com renda per capita de até 1,5 salário mínimo, e que residem em uma cidade e estudam em outra. O subsídio do Governo do Estado às passagens estudantis agora passa a ser de 100% do valor. Antes da regulamentação, o governo subsidiava apenas 10% do total.

Como acessar o benefício
Todos os estudantes que utilizam as linhas intermunicipais operadas pela Metroplan devem dirigir-se às prefeituras e apresentar a documentação que comprova baixa renda familiar.

O benéfico será assegurado aos estudantes matriculados e com frequência comprovada. Nas linhas de modalidade comum serão oferecidas duas passagens diárias em dias úteis. As informações e documentos necessários estarão disponíveis no site: www.rs.gov.br.

Fonte: O Alvoradense