O Governo do Estado e o Sebrae-RS assinaram um protocolo de intenções para a realização de ações conjuntas de fortalecimento das micro e pequenas empresas. A partir da formalização institucional, as instituições passam a articular um plano de trabalho integrado.

Será formalizado um plano de ação comum para viabilizar, estabelecer ou realizar ações em atividades ou programas de interesse. As atividades conjuntas, quando necessário, serão definidas em planos de trabalho e, dessa forma, o protocolo de intenções auxiliará no andamento de ações da Política Industrial do Estado.

O documento formalizou a criação de três grupos de trabalho. O grupo Feiras e Missões irá discutir o calendário de eventos tanto regionais quanto nacionais e internacionais. O grupo Redes de Cooperação e Microcrédito irá estudar as atividades em andamento e a possibilidade de ações conjuntas e complementares. Já o grupo Arranjo Produtivo Local (APL) e Inovação irá discutir o processo de seleção de novos APLs, a elaboração de editais para indústria, agroindústria e agronegócio , além de capacitar empresas para captação de recursos. Também ficou acordado que mensalmente haverá a realização de uma reunião para debater e acompanhar as ações e o desenvolvimento dos grupos de trabalho.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae -RS, Vitor Koch, destacou programas que já estão em andamento, dentro deste mesmo formato de cooperação com o Governo estadual. “O Fornecer, por exemplo, pelos resultados alcançados, tem se tornado um modelo para o país”, salientou. Koch ressaltou, ainda, o grau de profissionalização e a experiência na área de gestão dos técnicos do Sebrae -RS: “O protocolo irá garantir, que por meio de uma frente única, possamos maximizar esforços para obter mais rentabilidade”.

As ações envolvidas são:

Ação Objetivo
Programa Redes de Cooperação Gestão das empresas e da rede de cooperação.
Arranjos Produtivos Locais (APLs) Gestão, inovação e mercado com micro e pequenas empresas, além de identificação de empresas âncoras para Encadeamento Produtivo.
Apoio às Agroindústrias Programa de Apoio às Agroindústrias do Governo do Estado e maximização de esforços através da realização de atividades conjuntas.
Agronegócio Agronegócio Apoio à Gestão dos Produtores Rurais (SEBRA-RS – GAGRO: bovino de corte, leite, ovinos, fruticultura e outros setores) e divulgação das Indicações Geográficas do Estado.
Ações de Promoção Comercial em Feiras e Eventos Integração das agendas de eventos no Estado, no Brasil e no exterior.
Sala do Investidor Atendimento de empresas que fazem parte dos projetos do SEBRAE-RS e identificação do impacto potencial de grandes investimentos.
Microcrédito Divulgação do Programa de Microcrédito e capacitação de agentes de crédito.
Compras governamentais Promover o acesso de empresas e produtores ao Programa de Compras Governamentais.
Capacitação empresarial Focado em micro e pequenas empresas.
 Inovação Complementar o Projeto Extensão Produtiva e Inovação e o Programa Agentes Locais de Inovação – ALI, integrando Governo do Estado e Sebrae.

.
Fonte: O Alvoradense