Nesta terça-feira (27) o Governo do Rio Grande do Sul liberou, por meio do Decreto Estadual 55.559, a reabertura de eventos em locais fechados com público em pé, como casas noturnas, festas de aniversários, casamentos, shows e formaturas. Pistas de dança seguem fechadas.

As liberações valem apenas para regiões que estejam há pelo menos 28 dias em bandeira amarela ou laranja (risco baixo e médio de contágio) e em municípios que já tenham encaminhado a volta às aulas presenciais.

Na bandeira amarela, o público permitido é de 100 pessoas, enquanto na laranja é de 70, considerando todas as pessoas envolvidas no eventos. Para ambas as bandeiras a duração máxima é de quatro horas.

O protocolo ainda destaca que é obrigatório o uso de máscara, podendo ser retirada somente no momento do consumo de alimentos ou bebidas, devendo ser recolocada imediatamente. Também é exigida, no Decreto, a “disponibilização de totens e dispensers de álcool gel com acionamento automático, sem contato, e em diferentes locais estratégicos”.

O Governo do Estado também liberou a realização de eventos em locais abertos com público em pé em regiões há 14 dias em bandeira amarela ou laranja. A lotação máxima desses eventos é 40% do previsto no Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI). Essas atividades também têm duração máxima de quatro horas.

No final de setembro, o governo já havia liberado a realização de eventos de maior porte em regiões há 14 dias em bandeira amarela ou laranja, e em municípios com volta às aulas presenciais encaminhada.