Os Vigilantes Comunitários (V), grupo de segurança preventiva formado por moradores dos bairros Algarve/Porto Verde está com uma novidade para seus componentes. “Em 30 dias estaremos disponibilizando, de forma gratuita, o aplicativo Vigilantes Comunitários”, informa Alex Steffani, um dos idealizadores do grupo.
A ideia surgiu em 07 de setembro de 2015, com o objetivo de oferecer mais segurança ao bairro. “Somos um grupo de prevenção, pois temos consciência que o combate ao crime é função do Estado, através dos órgãos de segurança pública”, diz Alex. Entre as ações estão centenas de carros de moradores identificados com adesivo reflexivo, e os vários grupos de whatsapp, que se comunicam sempre que há situações estranhas nas ruas dos bairros.
Hoje o grupo Vigilantes Comunitários conta com 2.200 membros e sua atuação chama a atenção em âmbito local e estadual. Nos próximos dias estarão recebendo título de Honra ao Mérito da Câmara de Vereadores de Alvorada e já estiveram em contato com a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, que quer marcar reunião para mais informações do aplicativo.
Nos últimos dias o Vigilantes Comunitários realizou uma ação conjunta, catalogando 132 postes sem luz no bairro e protocolando um pedido conjunto na Secretaria Municipal de Obras e Viamão (Smov).
App V
Quanto ao aplicativo Vigilantes Comunitários, que será gratuito, pretende atender uma necessidade básica do cidadão no que se refere à segurança preventiva. Conforme Alex, unindo e organizando vizinhos de rua, bairro, cidade e, até mesmo, do Estado, de maneira que as informações pertinentes sobre possíveis assaltos e delitos possam salvar vidas em tempo real.
“Estamos falando do melhor e mais completo aplicativo de utilidade pública do país. Com o Vigilantes Comunitários é possível conhecer vizinhos e saber tudo que ocorre em sua rua mesmo estando longe de casa”, explica. É possível procurar animais e pertences perdidos no bairro na função “achados e perdidos” e saber quais ruas são mais violentas, quais paradas de ônibus tem índice menor de assaltos no bairro, além de botões de chamada instantânea para a polícia. Além disso, o usuário vai encontrar o comércio local, que pode oferecer descontos e vantagens.
Fonte: O Alvoradense