Ontem, dia 13 de julho, foi o Dia do Rock. Mesmo sendo conhecido por “Dia Mundial do Rock”, a data é comemorada somente no Brasil. Sua existência faz referência ao dia 13 de Julho de 1985, quando ocorreu o evento Live Aid. Foram promovidos simultaneamente shows em Londres, na Inglaterra, e Filadélfia, no Estados Unidos. Ambos foram transmitidos ao vivo para diversos países com a presença de The Who, Led Zeppelin, Dire Straits, Queen, David Bowie, BB King, Rolling Stones, Sting, Scorpions, U2, Black Sabbath, entre outros, com o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a pobreza e a fome na Etiópia.
Atualmente, o rock é um gênero musical composto por várias influências diferentes, até mesmo antagônicas, mas que continua com o mesmo propósito original de “liberdade” e “expressão”.
Um dos mais antigos e expressivos movimentos da cidade é o Ensaio de Rua, que atualmente passou do 45ª edição e traz bandas independentes. O Ponto Multicultural em 2014 apoiou e acompanhou o 41º Ensaio de Rua, destaque para as bandas The Gilligans e Aminésia.
Porém, seguindo a história nas redes sociais, em fevereiro de 2015 foi criada a fanpage História do Rock Alvoradense de autoria de Ricardo Bolonha Ramos e Artur Madruga. A página busca resgatar a história em fotos e fatos do rock na cidade. Quem se aventurar por ali vai poder encontrar raridades como reportagens e fotos antigas. Entre elas separei algumas:
Aguardo ansiosa que este projeto não pare e continue a nos trazer a história da nossa cidade, não somente para quem viveu, mas para os amantes do rock alvoradense.
E aproveito para lembrar que em agosto vai estar em Alvorada Tequila Baby. Quem não viu, ou ainda não adquiriu seu ingresso pode pegar informações na página do evento.
Curta a nossa página no Facebook do Ponto Multicultural: